Pular para conteúdo
10.6.09

A equação que mudou o mundo

Com sua equação, E=MC2, Einstein mudou o mundo. No entanto, a fissão nuclear não foi descoberta por ele, e a história nos conta como chegamos rapidamente ao mundo das bombas atômicas, através dessa surpreendente descoberta baseada no fato natural de que a massa da matéria nada mais é do que energia esperando por ser liberada.

Este video é parte (3 de 6) do documentário "Equação da Vida e da Morte", da BBC, e explica como se realiza a fissão nuclear e a reação em cadeia mortífera da uma explosão atômica:

E=MC2 significa que Energia é igual a Massa vezes a velocidade da luz (C) ao quadrado (vezes ela mesma) - ou seja, uma ínfima quantidade de matéria possuí enormes quantidades de energia (a bomba de Hiroshima foi detonada à partir de míseros 0,6g de massa).

No entanto, embora Einstein não tenha ficado sabendo ainda em vida, sua equação provou ser não somente uma equação de destruição, mas primordialmente de criação... A condensação da energia em matéria, após o Big Bang, possibilitou que estrelas, planetas e a vida como a conhecemos surgissem no universo, como é descrito no final do documentário:

Post relacionado: Você e o copo (II)

Marcadores: , , , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home