Pular para conteúdo
30.3.11

Novo layout

Se tudo correu bem, quando você abriu esta página, o blog já entrou com seu layout renovado. Para quem já conhecia o Textos para Reflexão, sejam bem vindos novamente... Para quem nunca tinha visitado antes, este é um bom momento para aprender sobre as novas – ou atuais – funcionalidades:

Aumentar/diminuir fontes
Você pode clicar nos botões da barra superior para controlar o tamanho das fontes dos posts. Achei que seria interessante permitir apenas o controle do conteúdo, para evitar quebrar o layout desnecessariamente.

Busca
Na busca só tivemos alteração de layout, achei melhor deixar o campo e as fontes bem maiores, para facilitar a usabilidade. A pesquisa continua abrindo uma página do Google que busca internamente no blog.

Menu principal (horizontal)
O antigo menu de “seções” agora esta horizontal e com nova distribuição. Alguns itens abrem sub-menus com mais opções, quando necessário. Em realidade esses itens buscam resultados de pesquisa por tags, de modo que não é um menu de categorias, mas de tags que denotam os assuntos mais abordados no blog.
Dessa forma, é possível que um mesmo post – seja artigo, conto, poesia, etc. – fale de assuntos diversos como “evolução e espiritualidade” ou “mitologia e ciência”, e dessa forma apareça em vários itens de menu diferentes.
Finalmente, procurei agrupar esses assuntos de uma maneira em que possa separar as áreas de interesse mais abrangentes para os usuários. Dessa forma um agnóstico pode se interessar por ler sobre Deus dentro do campo da filosofia, da mesma forma que um materialista provavelmente se interessa por ciência, e um budista talvez se interesse por ecumenismo.

Imagens dos posts
Ao clicar nas imagens da maioria dos posts, elas agora abrem em uma caixa flutuante no centro da tela, em seu tamanho maior. Ainda existe a possibilidade de abrir em uma nova janela, em todo caso, bastando para isso passar o mouse em cima da imagem e clicar no link correspondente.

Reflexões
Na coluna direita temos uma combo com as séries de artigos sobre temas específicos. Normalmente estes artigos contém as reflexões mais profundas do blog, e são escritos com um cuidado maior – daí serem a melhor forma de conhecer o blog a fundo.

Minha “carinha bisbilhoteira”
Eu honestamente achava que não gostavam muito dessa carinha no topo do blog (layout antigo), mas me enganei... Como alguns reclamaram de eu a ter retirado, e ninguém elogiou o fato de ela ter sumido, achei por bem incluí-la lá embaixo na coluna direita. Infelizmente não pude deixar no topo devido ao espaço que quis dar para a busca...

Arquivo completo
Na página inicial do blog, temos no rodapé o arquivo completo com todos os posts, agrupados mês a mês, desde o início em Novembro de 2006. Esses links são a melhor forma de navegar pelo blog inteiro, já que normalmente as páginas abertas pelo menu principal listam somente os últimos 10 a 20 posts de cada assunto (marcadores/tags). Sei que alguns leitores se prestaram a essa odisseia, no que fico muito grato!

Layout para celular
Na barra superior, logo acima da logo, temos um link para ajustar o layout do blog para celulares e outros dispositivos móveis, onde geralmente não há muito espaço horizontal na tela. A troca da layout deve ocorrer instantâneamente, e enquanto não cliar na opção de retornar ao layout padrão, sempre que retornar ao blog deverá visualizá-lo nesse layout (ou pelo menos enquanto durar o cookie que grava esta opção; Se demorar mais de uma semana para retornar, pode ser que precise clicar novamente para alterar o layout).
Alguns poderão gostar de ler os textos preenchendo toda a tela, mesmo num monitor normal... Sintam-se a vontade para ler o blog neste layout simplificado.
Também é possível acessar este layout diretamente pelo endereço de qualquer página do blog, bastando acrescentar "?mobile" ao final. Dessa forma, o endereço do blog abrindo diretamente em layout para celular seria http://textosparareflexao.blogspot.com/?mobile


Marcadores:

8 comentários:

Blogger Unknown disse...

Caro Rafael, conheci seu blog por intermédio de seus comments no DD.
Pergunta, já houve alguma conversa entre vocês para que, juntos e com mais alguns, fizessem um blog/site integrado, com mais de um autor, com assuntos diversos, podendo concentrar debates de forma mais prática? Seria muito interessante. Algo do tipo Mayhem para profanos, sem acessos restritos. Deixo minha dica e parabéns pelos seus belos textos com muito conhecimento e poesia, voce realmente escreve muito bem.
PP! cleberbeachi@gmail.com

30/3/11 08:40  
Blogger Felipe D. Martins disse...

Boa, Rafael. Já acompanho o blog faz um tempinho e o novo layout ficou ótimo. Um abraço.

30/3/11 09:43  
Blogger raph disse...

Oi maluko (hehe),

Obrigado pelo elogio, se consigo integrar conhecimento e poesia, é ótimo porque é exatamente isso que tenho buscado mesmo :)

Olha o grande "integrador" é o próprio Teoria da Conspiração, do Del Debbio, por várias razões, mas principalmente pela audiência que ele já tem.

Seria complicado ele abrir mão disso para criar um outro blog. E também convidar um monte de gente para postar diretamente no blog dele seria meio exagero né...

Por isso que acho que as iniciativas do Mayhem e Mayhem Wiki resolvem esse problema de integração de certa forma. Os comentários ainda ficam centrados no TdC, mas isso é até bom porque vira um fórum para cada post.

Agora, existe um blog que lista as atualizações de todos os blogs do Mayhem, e mais alguns de mesma temática espiritualista. Talvez se interesse:

http://oveudemaia.blogspot.com/

Abs!
raph

30/3/11 11:16  
Blogger raph disse...

Oi Felipe,

Obrigado por acompanhar e refletir conosco :)

Abs
raph

30/3/11 11:17  
Anonymous Luciano Sother disse...

Ficou ótimo o novo layout, Raph! Elegante, limpo e funcional. Parabéns!

30/3/11 22:37  
Blogger raph disse...

Oi Luciano, legal que gostou!

A melhor coisa é que quase todo o jQuery consegui fazer sozinho, estou me sentindo quase um programador hahaha...

Abs!
raph

30/3/11 23:43  
Blogger Yara Morais disse...

Olá Raph!!

Gostei bastante do novo layout,embora o anterior também me agradasse.Mas é bom mudar...renova os "ares" haha!!

Abs,

Yara

31/3/11 00:54  
Blogger raph disse...

Oi Yara,

Obrigado, que bom que gostou. Com o tempo vamos acostumando, afinal o novo sempre vem :)

Abs!
raph

31/3/11 01:21  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home