Pular para conteúdo
27.5.12

A Europa e o ódio ao "outro"

A imagem acima nos mostra mais uma de tantas manifestações pacíficas e, as vezes, até mesmo bem humoradas, do povo europeu protestando contra os caminhos obscuros aos quais os seus governantes tem lhes direcionado... Mas, infelizmente, nem todos os protestos são pacíficos, e a xenofobia, o ódio "ao diferente", e o retorno a "religião da nação", nos trazem ainda alguns bons exemplos de até onde a ignorância humana pode chegar, em plena modernidade.

Dante Gallian é um historiador, mas em sua extraordinária palestra para o Café Filosófico da TV Cultura, cujo título é homônimo ao deste post, vemos muito mais filosofia, sensibilidade, e até um toque de mitologia, do que propriamente uma análise histórica "fria" dos eventos políticos e econômicos que desencadearam a crise do Euro.

Como no site do programa existem várias opções de visualização (palestra integral, editada, podcast), deixo aqui apenas o link para a página, para que decidam a melhor forma de aprender mais sobre o mundo atual:

» Ver a palestra de Dante Gallian no site do Café Filosófico

***

Crédito da foto: Johannes Simon/Getty Images

Marcadores: , , , , , , , ,

1 comentários:

Anonymous Juan Capraro disse...

A imagem é de um assentamento de protesto permanente em Frankfurt. Fica na frente de um prédio de um banco importante. São um pessoal legal.

27/5/12 21:25  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home