Pular para conteúdo
2.8.15

Os conhecimentos da humanidade

Há pouco mais de dois meses o canal Conhecimentos da Humanidade publicou o seu primeiro vídeo no YouTube. Segundo Léo Lousada e Bruno Lanaro, apresentadores, roteiristas e editores dos episódios, o seu objetivo é:

"Aqui nós iremos te levar pra uma viagem através da história da humanidade, abordando os conhecimentos das tradições ocidentais e orientais. Falaremos sobre religião, misticismo e mitologia, assim como um pouco de história, ciência e curiosidades sobre os temas abordados."

Quando ambos disseram isso em seu primeiro episódio, com caixas de War, Dungeons & Dragons e Battletech na estante as suas costas, eu honestamente não coloquei tanta fé; mas já na sequência do primeiro episódio ficou claro que aquilo parecia muito mais do que um vídeo caseiro que dois amigos decidiram filmar e divulgar no YouTube.

A verdade é que fui um homem de pouca fé. Léo Lousada é um dos integrantes da Associação Educacional Sirius Gaia, um dos responsáveis pela organização dos Simpósios de Hermetismo em São Paulo (dos quais falarei mais em breve aqui no blog), e um amigo virtual que ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente. Já Bruno Lanaro, que eu não conhecia, me parece ser um grande estudioso de mitologia e espiritualidade, particularmente da parte oriental do globo.

Bem, e o que eles conseguiram nesses dois meses foi muito mais do que arranjar um cenário para esconder o seus gostos nerds (nada contra os gostos nerds!): os vídeos do seu canal não só são muito bem planejados, roteirizados e apresentados, como formam uma sequência que promete nos trazer um conhecimento genuíno das nossas tradições espiritualistas, e isso já é muito, muito mais do que 99% do que vemos por aí... E a melhor coisa é que eles parecem muito disciplinados, e nos trazem um novo episódio, de cerca de 10 a 15 minutos em média, religiosamente toda a quinta-feira. Por um trabalho gratuito e feito com carinho, está ótimo.

Até agora eles já falaram sobre locais sagrados e, na série sobre religiões, já passearam sobre o xamanismo, o hinduísmo e o zoroastrismo. É precisamente o primeiro episódio desta série que decidi lhes trazer abaixo. Mas em seu canal no YouTube vocês podem conferir muitos outros vídeos interessantes. Bom aprendizado a todos!

***

Crédito da imagem: Conhecimentos da Humanidade (Léo Lousada e Bruno Lanaro)

Marcadores: , , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home