Pular para conteúdo
20.12.17

Traduzindo o hermetismo, parte 2

Continuamos trazendo os trechos iniciais da tradução de Rafael Arrais do Caibalion, que em breve será publicado em e-book e livro impresso.

« continuando da parte 1

De lábio a ouvido as verdades foram sendo passadas através dos séculos para os poucos caminhantes em condições de recebê-las. Sempre houve poucos iniciados em cada geração, nos mais variados territórios do planeta, que mantiveram vivo o fogo sagrado dos Ensinamentos Herméticos, e eles sempre estiveram a postos para se valer de suas reluzentes lamparinas para reacender as lamparinas acanhadas do mundo profano, sempre que a chama da verdade ameaçava esmaecer por conta da negligência de seus cuidadores, ou quando os pavios ficavam embebidos em estranhas substâncias. Sempre houve um punhado de seres dispostos a cuidar fielmente do altar da Verdade, sobre o qual foi posta a Lamparina Perpétua da Sabedoria. Tais seres devotaram suas vidas para a obra de amor que o poeta soube definir tão bem nestas linhas [Nota do Tradutor: trechos do poema de Edward Carpenter em Towards Democracy]:

Ó, não deixes a chama morrer!
Mantida era após era em sua escura caverna,
e tão bem cuidada nos templos sagrados
pelos puros ministros do amor...
Não, não deixes a chama morrer!

Tais seres jamais buscaram a aprovação popular, tampouco numerosos seguidores. Eles são indiferentes a tais coisas, pois que bem sabem como são tão poucos aqueles que, em cada geração, estão preparados para a verdade, ou que pelo menos são capazes de reconhecê-la quando esta lhes é apresentada. Eles guardam “a carne para os adultos”, enquanto outros dão “o leite às crianças”. Eles reservam suas pérolas de sabedoria para os poucos eleitos que são capazes de reconhecê-las, e assim as utilizam no adorno de suas coroas, ao invés de jogá-las aos porcos vulgares e materiais, que iriam tão somente chafurdar na lama com elas, e as misturar com o seu desagradável alimento mental.

Mas tais iniciados no caminho nunca menosprezaram ou se esqueceram dos preceitos originais de Hermes, que tratam da transmissão da verdade para aqueles em condições de recebê-la, conforme nos diz o Caibalion: “Onde se encontram as pegadas do Mestre, os ouvidos daqueles preparados para os seus Ensinamentos se abrem completamente”; e, noutra parte: “Quando os ouvidos do estudante estão preparados para ouvir, logo vêm os lábios para preenchê-los de sabedoria”. Mas sua atitude costumeira sempre esteve em estrito acordo com outro aforismo hermético, também presente no Caibalion: “Os lábios da Sabedoria se encontram fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento”.

Há aqueles que criticaram tal atitude por parte dos hermetistas, e que afirmaram que eles não manifestavam o verdadeiro espírito dos seus ensinamentos por conta de suas políticas de reclusão e reticência. Porém um rápido olhar pelo que se passou nas páginas da história irá revelar a devida sabedoria dos Mestres, que bem sabiam o quão inútil seria tentar ensinar abertamente num mundo que não estava preparado e tampouco desejoso de receber tais ensinamentos. Os hermetistas jamais buscaram se tornar mártires, tanto pelo contrário, somente se sentaram silenciosamente ao largo dos grandes acontecimentos profanos, com seus lábios fechados, esboçando um leve sorriso de piedade.

Enquanto isso, “os ignorantes se enfureciam contra eles”, se valendo de sua diversão costumeira de encaminhar para a morte e a tortura os honestos porém desencaminhados entusiastas que um dia imaginaram ser possível evangelizar a verdade para uma raça de bárbaros; a verdade que só poderia ser compreendida, é claro, por aqueles já avançados no caminho.

E este espírito de perseguição ainda vive até os dias atuais. Ainda há certos Ensinamentos Herméticos que, se forem divulgados abertamente, possivelmente farão com que caia sobre os seus instrutores um clamor de ódio e desprezo vindo da multidão: “Crucificai-os! Crucificai-os!”.

Nesta pequena obra nós buscamos lhes dar uma ideia dos ensinamentos fundamentais do Caibalion, nos esforçando para lhes trazer os Princípios que de fato funcionam, mas deixando que vocês mesmos os estudem e pratiquem com maior profundidade, ao invés de tentar detalhá-los apenas com palavras. Se você acaso é um estudante verdadeiro, certamente poderá compreender e aplicar tais Princípios no seu dia a dia – porém, se ainda não se tornou um, você deve buscar primeiramente desenvolver a si mesmo, do contrário os Ensinamentos Herméticos nada mais serão que “palavras, palavras, palavras” para você.

Os Três Iniciados

***

Crédito da imagem: Marko Horvat/unsplash

Marcadores: , , , ,

4 comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Puxa, isso é uma noticia muito muito boa. Com o ebook, vai dar para marcar, fazer nota... diagramação certinha, vai ficar show.

Uma duvida/sugestão: vai ter notas de adapções/mudanças, referencias ou complementos na tradução do Rafael? Por exemplo, nesse post mesmo a parte em que fala sobre o poeta e as linhas, é uma referencia a Edward Carpenter e o poema está no livro Towards Democracy.

1/1/18 07:36  
Blogger raph disse...

Opa, obrigado, de fato sendo a primeira versão do "Caibalion" em e-book na Amazon, será interessante por isso também.

Porém, sobre as notas de rodapé, na realidade teremos menos notas do que a tradução/edição da editora Pensamento, e elas geralmente estarão focadas nos avanços recentes da ciência (de 1908 para cá), que estavam portanto além do conhecimento dos escritores do livro.

O objetivo geral das Edições Textos para Reflexão é tornar os textos originais os mais legíveis possíveis, mas de fato não focamos em trazer notas acerca de cada trecho, e muitas vezes limitamos ou encurtamos notas existentes que tirem muito o foco da obra, exceto no caso de "A Voz do Silêncio", onde as notas eram do próprio Fernando Pessoa (quem traduziu Blavatski), e achamos por bem deixá-las intocadas (embora certamente sejam excessivas).

Abs
raph

1/1/18 15:47  
Blogger raph disse...

Dito isso, realmente me pareceu que justamente este trecho em específico merecia crédito ao autor, até mesmo por ser talvez o único trecho em destaque onde os autores não estão citando trechos do "Caibalion" original. Assim sendo, já incluí uma Nota do Tradutor aqui e na edição, obrigado :)

1/1/18 16:09  
Blogger Estevão disse...

Que venha mais luz para acender a escuridão da humanidade
claristevão

21/6/19 11:59  

Postar um comentário

Toda reflexão é bem-vinda:

‹ Voltar a Home